No cenário atual, a rádio precisa de interação na vida dos seus ouvintes constantemente, e uma das principais formas de fazer isso são as promoções.
As promoções geram conversão com sua audiência e seus parceiros publicitários. A rádio é a ponte que conecta ambas as partes. E por isto, antes de fazer uma promoção, procure gerar valor para os dois lados, de modo que todos saem satisfeitos.
Através de pesquisas no meio, listamos abaixo as melhores promoções com custo benefícios para o setor da radiodifusão:
1 – Delivery em casa
Todos gostam de participar de sorteios (promoções) nos quais o prêmio é algo prático que se recebe em casa. Por exemplo: sorteio de pizzas, sanduíches, açaí e entre outros.
Na hora de fechar esse tipo de parceria, procure encontrar os melhores lugares da sua cidade e invista nisso. Porque mesmo sendo de graça, o prêmio ainda tem que ser um bom prêmio.
É importante que o item a ser sorteado tenha a ver com os costumes da sua audiência. Porque, acima de tudo, não adianta o seu prêmio ser bom se ele não tem serventia pro seu público.
2 – Vale Compras ou Vale Combustível:
Uma boa maneira da rádio fazer uma ponte de encontro, é o sorteio de vales produtos/serviço. Portanto, no caso do vale compras, ele vai poder comprar o que quiser com o seu intermédio, e isso aumenta sua chance de ser lembrado.
Já o vale combustível, também conhecido como promoção ”Tanque Cheio”, é também uma ótima pedida. Pois a demanda pra gasolina é bem alta. Contudo, o preço do combustível ultimamente estão bem altos, o que torna essa uma promoção bem conveniente.
Sua Rádio tem métricas para identificar seu público? Fique sabendo algumas aqui!
3 – Ingressos para Eventos:
Fazer parcerias com produtores de eventos locais é uma ótima opção, tanto para a rádio quanto para o evento. A Consequência disso, é você poder sortear para seu ouvinte a presença dele no local. Portanto, fique atento a shows, eventos culturais, exposições e outras programações que podem estar acontecendo perto de você.
Seu ouvinte irá gostar de ”entrar na faixa”. Lembre-se de pedir para o ganhador mandar fotos da sua presença no evento e poste nas redes sociais da sua emissora, pois é uma boa maneira de comprovar a veracidade da promoção.
Saiba como utilizar as redes sociais a favor da sua emissora.
4 – Sorteio de Smartphones
Nos dias atuais, um item essencial para todos é o celular. Mesmo que seu ouvinte já possua um, certamente ele vai aceitar outro celular novinho.
É um sorteio que atende praticamente todos os gêneros. Portanto, qualquer ouvinte que for sorteado, independente da idade ou gênero vai ficar bem satisfeito.
Quando for realizar este sorteio é importante você envolver seus anunciantes, de tal forma que eles possam optar pelos custos do aparelho. Dessa forma, você faz a estratégia do sorteio integrando ouvinte e anunciantes.
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5 – Camarim de Artista – CAMPEÃO de Promoções para Rádio
Qual loucura você faria para estar cara a cara com seu ídolo? Quando falamos isso, estamos mexendo com o SONHO do seu ouvinte. Afinal, sonho não tem preço.
Nesse sentido é importante você fazer parcerias para ter acessos exclusivos aos camarins de artistas que irão na sua região. Ou seja, você pode trabalhar campanhas para deixar os fãs (seus ouvintes) cara a cara com seu maior ídolo.
Pelas pesquisas que fizemos, esta campanha é a que tem maior conversão por parte dos ouvintes.
Resumo de Promoções para Rádio
Todas as promoções acima são de excelente custo benefício para sua emissora. Por isso, quando a promoção estiver no ar, trabalhe bem suas redes sociais ,site da sua emissora, no aplicativos da sua rádio e em transmissões ao vivo.
Em síntese, a promoção precisa ser boa para todos. Pois isso trás maior audiência para sua emissora, e de quebra, seus anunciantes ficam satisfeitos pelo retorno.