Uma campanha de marketing depende de sua divulgação para levar a mensagem ao público e dar certo. Muitas vezes, essa publicidade se veicula no rádio, televisão e outras mídias. Portanto, a empresa precisa desenvolver um roteiro para criar a peça publicitária.

Mesmo os vídeos que tem sua transmissão diretamente online, através dos canais de streaming, nos anúncios pagos ou nas próprias páginas das redes sociais da empresa, precisam de planejamento.

Um roteirista, profissional com conhecimento capaz de desenvolver esse tipo de projeto, utiliza técnicas e estratégias para enfatizar determinadas ideias. 

Quando um vídeo ou áudio ressalta trechos da mensagem para seus espectadores ou ouvintes, também desperta sentimentos neles.

  • Atrair o consumidor;
  • Conquistar o interesse do público;
  • Expandir a visibilidade do conteúdo;
  • Aumentar o consumo de serviços e produtos.

Empresas de todos os setores do mercado, inclusive de protocolo de qualificação de instalação. Não só podem como devem trabalhar com estratégias de marketing para conquistar seu público-alvo.

No artigo de hoje, saiba mais sobre a importância de um roteiro. E, quando bem desenvolvido, como este pode alavancar suas estratégias. Acompanhe!

Para quê serve um roteiro?

Um roteiro tem como objetivo orientar a equipe de marketing e vendas exatamente como deve se produzir uma peça publicitária. Ou seja, quais informações ela deve transmitir ao seu receptor. 

Isto é, na prática, um direcionamento que garante que o público receba os dados determinados no plano de ação.

É assim que a empresa vai conseguir alcançar seus objetivos. Sem o roteiro, não é possível produzir vídeos, áudios, anúncios e comerciais com a qualidade em que foram planejados. 

promoções de rádio

Por que é preciso um bom roteiro para as vendas?

Não é difícil entender a função dessa ferramenta. Se o roteiro dá um direcionamento para o marketing  da campanha, é primordial que ele tenha uma boa elaboração.

Quanto mais informações, melhor a equipe saberá o que fazer. Assim sendo, esse é um recurso que pode ajudar muito nas vendas. Uma vez que a elaboração correta de um roteiro leva a um resultado de qualidade. Que estabelece um diálogo eficiente com o consumidor.

Um bom roteiro produz um bom vídeo, um produto de áudio bem elaborado e atrai clientes, que elevam as vendas. É assim que a equipe de uma escola particular maternal vai saber exatamente quais imagens mostrar e o que contar ao público, por exemplo.

Os impactos da publicidade no público

O relacionamento entre o consumidor e uma empresa se estabelece a partir da identificação com a marca. 

Desse modo, é importante pensar em determinadas questões, como: quais os gatilhos que podem se utilizar para gerar algum sentimento no espectador/ouvinte?

Entre as técnicas usadas pelo roteiristas, estão os recursos que despertam sensações como alegria, suspense e curiosidade, entre outros. Tais efeitos tem causa na forma como o texto se apresenta.

Sendo assim, dentro desse contexto, é fundamental conhecer as diferentes abordagens entre os dois formatos de roteiro para poder alcançar o público consumidor:

1 – Roteiros de áudio

O produto para rádios não possui imagens, logo, o roteiro mostra apenas os sons que tem que se gravar e o texto que o locutor deve ler. Além disso, esse documento vai indicar quais são as músicas ou elementos de trilha sonora que se deve usar.

Ao elaborar um roteiro desse tipo, podem se utilizar algumas marcações. Usadas para indicar ao locutor como chamar a atenção de quem ouve através de determinados gatilhos. Apelos como o tom de voz aproximam o ouvinte da mensagem. 

Ademais, certas palavras que identificam as atividades cotidianas, demonstram a humanidade do locutor. O que cria um sentimento de empatia pela voz que está representando a empresa. 

Ao dizer que um moleskine capa mole é uma boa ideia para anotar a lista de tarefas de uma rotina atarefada. Assim, muitas pessoas podem se identificar, por exemplo.

Streaming de Áudio Agendar Análise

2 – Roteiros de vídeo

Já o produto publicitário em vídeo apresenta tanto áudio, quanto imagens. 

Portanto, esse roteiro precisa indicar quais trechos do material gravado devem aparecer em cada momento. Bem como, as imagens extras que precisam ser incluídas, os elementos sonoros e o texto de locução (se houver).

Nesse caso, os recursos usados na produção do roteiro são diferentes. O produto final será visual. Então uma empresa que trabalha com conserto de empilhadeira manual poderá mostrar esse equipamento no vídeo.

Os gatilhos serão aplicados através da associação da narração. Bem como, pelas imagens ao mostrar a utilidade dos serviços dessa empresa. O que despertará a sensação de necessidade.

Importância de um roteiro

Um bom roteiro é fundamental para alcançar melhores resultados de venda. Além disso, aumenta o desempenho da empresa. Uma vez que, essa ferramenta é que direciona a produção da peça publicitária. 

Isto é, os comerciais e propagandas usados para levar adiante o marketing do negócio, que contém informações daquela instituição, de acordo com seu planejamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento. Onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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