Música faz bem!

A música trás vários benefícios para seu cérebro, isto é fato. Não importa que sejam de artistas consagrados internacionalmente, como os Beatles, Frank Sinatra, Tom Jobim. Afinal, o importante é que seja bem receptível para o seu ouvido.

O cantor, estilo musical e o volume do som… Vai depender do seu gosto. Aquela sensação confortável ou até mesmo a vontade incontrolável de cantar junto com a música… tudo isso são estímulos transmitidos pela música. Ao ouvir música agradável, a produção e liberação de dopamina é estimulada. Dessa forma, as funções cognitivas e psíquicas melhoram, e de quebra, melhora seu humor!

Momentos da vida são a base de músicas

Se for parar para pensar em todos os momentos de felicidade e descontração de nossas vidas, são acompanhados de notas musicais, por exemplo: em uma festa de aniversário, em um casamento, shows, eventos. Tudo combinado ao som e gosto musical.

A trilha sonora mexe com nosso emocional

Quando está assistindo um filme de terror, no momento que está para acontecer algo ruim, a própria trilha sonoras antes da cena já prepara o espectador para o momento. Com objetivo de lhe causar medo e aflição.

Estes são sentimentos automáticos do ser humano (instinto). Propositalmente, a direção do filme procura repassar esta sensação aos telespectadores. Afinal, o objetivo do filme é ser aterrorizante.

Ainda assim, quando falamos de filme, pode acontecer o oposto, exemplo: uma cena típica onde o casal fica junto e feliz no final. O que passa no fundo? Uma trilha sonora que combina com aquele momento. Como resultado você fica emocionado e feliz, como se estivesse presente naquela cena.

Leia também: A história do padre que revolucionou o meio de comunicação no Brasil!

Música no tratamento de doenças

Em uma entrevista divulgada pelo Hospital Albert Einstein, com a Dra° Gisele Sampaio, ela ressalta que a música faz bem para o corpo e também para o cérebro. De acordo com a doutora, música pode ser importante para recuperar pacientes que tiverem lesões neurológicas (por exemplo clientes que tiveram um AVC). A música estimula eles.

Vamos evoluir sua rádio? Clique aqui e saiba mais como iremos lhe ajudar!

Musicoterapia

É considerada uma técnica terapêutica, com o propósito de música para tratamento de doenças. Esta técnica pode ser utilizada em algumas doenças, exemplo: depressão, pessoas com problemas de memória (Alzheimer), autismo e outras.

A sessão de musicoterapia pode variar no resultado de cada paciente.

De acordo com o site Minuto Saudável, os resultados do tratamento à base de música são benéficos a diversas doenças. Portanto, confirma que a música ativa diversos padrões neuronais.

Este post faz parte da Série: Curiosidades da Brasil Stream.

Acesse o Link e veja outros importantes equipamentos do Rádio.